A HISTÓRIA DO PARQUE GUANABARA
O Guanabara Centro de Diversões foi fundado em 22 de junho de 1951, por Paulo Pereira Dias, um criador e construtor de aparelhos de parque de diversões, que escolheu a cidade de Cachoeiro do Itapemirim no Espírito Santo para começar a realizar seu sonho de montar um grande parque de diversões. Nascido em 25 de janeiro de 1912, Paulo possuía uma personalidade e inteligência notável. Vindo de uma família humilde de Petrópolis no Rio de Janeiro e com apenas o ensino fundamental incompleto, projetou e construiu inúmeros aparelhos, galgando oferecer diversão com segurança a todos os públicos.
Nessa época os parques eram itinerantes na sua maioria, e enfrentavam grandes dificuldades para transportar seus pesados equipamentos por estradas precárias e sem asfalto. O Guanabara viajava então pelos estados de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro, passando por inúmeras cidades, como Vitória, Colatina, Campos, Volta Redonda, Petrópolis, Juiz de Fora, Lafaiete, Barbacena, Santos Dumont, Cabo Frio, Macaé, Curvelo, Caratinga e Governador Valadares entre outras. Em algumas delas, seus habitantes vivenciavam o primeiro contato com o brilho das lâmpadas elétricas, graças aos geradores do Guanabara.
Em 1964 chegou a Belo Horizonte e instalou-se à Avenida Pedro II. Em 1966 foi para a Rua Padre Eustáquio e em 68 estava na Rua Junquilhos, Bairro Nova Suíça. Finalmente em 1970, Paulo realizava outro sonho, o de fixar-se em um local permanentemente. Paulo inaugurou o Guanabara em Junho de 1970 em um ponto às margens da Lagoa da Pampulha, conhecido pelos belorizontinos como Mangueiras, por causa de um restaurante que ali existia e, antes disso, pelas vastas mangueiras que emprestavam suas sombras para pic-nics e outras atividades de fim de semana das famílias de BH, desde a década de 40. Começava então o grande compromisso de oferecer lazer seguro e acessível à comunidade de Belo Horizonte.
Os anos se passaram e o Guanabara Centro de Diversões manteve-se fiel ao seu propósito. Mesmo após a morte de seu fundador, em novembro de 1995, o parque se mostra vivo e melhor a cada ano. Paulo Pereira Dias sempre primou pela qualidade de seus aparelhos e pela segurança que oferecem aos seus visitantes. Esta mentalidade foi herdada dele e é mantida por toda a equipe do Parque Guanabara.
Em 22 de junho de 2011 comemoram-se os 60 anos da obra de Paulo Pereira Dias, cujo centenário de seu nascimento celebrou-se em 25 de janeiro de 2012. É a história de um sonho que reserva para o futuro, alcançar ainda muitos objetivos, sempre preservando sua identidade de servir à comunidade da melhor maneira possível. Diversão com segurança, qualidade e compromisso, estes são os pilares do Guanabara Centro de Diversões, juntamente com a palavra de ordem, renovação.
Hoje, o Parque Guanabara firma-se como a melhor opção de lazer para a família. São mais de 20 aparelhos, entre infantis e adultos, em destaque a maior roda gigante construída no Brasil, uma atração chamada “Monga - A Mulher Gorila”, jogos eletrônicos, jogos de habilidade e várias opções de gastronomia, tais como pipoca, sorvete, algodão-doce, churros, milho verde, coco, crepe suíço e muito mais para entreter as crianças, os papais, as mamães, os vovôs, as vovós...
BRINQUEDOS
Familiares
- Mirage (Roda Gigante) - A maior Roda Gigante construída no Brasil - 37 metros e uma vista maravilhosa de BH!
- Skate - Radical... Barbarizando com todo mundo num skate
gigante... Já é.
- Pirates Caribbean - Você... e os piratas... no fim do mundo...
- Surf - Que tal uma onda sem igual, com direito a frio na
barriga num passeio radical?
- Auto Pista - Um "Bate-Bate" enorme, com 26 carros, onde todos se
divertem pra valer.
- Lagarta - Todos juntos na aventura de viajar velozmente numa lagarta
gigante.
- Twist - Nas alturas com as sombrinhas voadoras.
- Carrossel - O encantamento e fantasia deste ícone dos parques de
diversão garantem momentos mágicos
- Palácio do Riso - Morra de rir com esses espelhos mágicos.
- Trem Fantasma - Vai encarar? Mas não vale fechar os olhos...
- Bumper Boat - Deslizando numa piscina azul em botes coloridos espirrando
água para todo lado a cada batida...
- Ciclone - Subindo e descendo num verdadeiro ciclone, e aquele frio na
barriga...
- Red Baron - O Barão Vermelho é implacável, mas o ás dos céus vai
vencer mais esta batalha...
- Xícara Maluca - Se tem uma coisa que a gente não faz nela é tomar chá...
Infantis
- Rally (Novidade) - A aventura é sem limites neste rally infantil...
- Floresta Encantada - Na terra da fantasia... agora é só tirar as fotos...
- Roda Palhaço - Quem falou que o palhaço tem medo de altura? Eu também
não tenho...
- Pistinha - Nostalgia, encantamento e alegria.
- Safari Trem - Tenha viagens encantadoras nesse safári desconhecido pelo
ser humano, abordo de um trem mágico pilotado por um elefante super divertido.
- Patinho - Todo charme de uma pequena lagoa, com vários patinhos
para as crianças montarem neles e se divertirem a beça.
- Helipopi - Subindo e descendo nesse helicóptero super maneiro.
Outras Atrações
- Fliperama (conjunto de máquinas)
- Jogos de Prêmios: Tiro ao Alvo, Vira Latas, Boliche e Bumbalão
- Monga - Você vai presenciar a fantástica e aterradora
transformação de uma linda jovem em uma criatura das trevas: O Gorila Canibal!
- Cine 6D