Imagine descer de uma altura de 220 metros, por um trajeto de mais de 600 metros a uma velocidade de quase 120 km/h, sendo que até mesmo é necessário um paraquedas para amenizar a velocidade?
Os amantes de adrenalina agora tem mais uma opção de atração radical, aqui no Brasil!
O equipamento está sendo inaugurado hoje no Hotel Engenho Eco Park, no Bairro Rio Vermelho. Na descida horizontal, a velocidade pode chegar a 120 km/h e é necessário a utilização de um paraquedas para amenizar a descida. Além da emoção garantida na tirolesa, os adeptos ao esporte também vão desfrutar de um contato direto com a natureza.
Para chegar até o ponto do salto é preciso percorrer uma trilha de 910 metros, de mata fechada e preservada da Mata Atlântica, em um o percurso médio de 45 minutos. De acordo com o proprietário da Projeto Aventura, responsável pelo equipamento, a trilha dentro da mata para chegar ao ponto do salto é um dos diferenciais da tirolesa.
— Nos outros casos, a pessoa chega ao ponto de saída facilmente. Essa tirolesa terá este diferencial, irá integrar o participante junto ao meio ambiente, aliando assim a conscientização ambiental ao esporte de aventura — opina Sandro Marcos da Silva.
A iniciativa partiu do proprietário do hotel, Sérgio Roberto Back. Ele conta que fez uma trilha até a pedra e se encantou com o visual.
— É cinematográfico e percebi que uma tirolesa seria, além de deslumbrante, bastante radical— conta.
Aposta no turismo de aventura
Do alto da pedra é possível ver as praias da Joaquina, Mole, Moçambique, Ingleses e Santinho; as dunas dos Ingleses e do Santinho, além das Ilhas das Aranhas (Aranhas Grandes e Aranhas Pequenas). Para Back, a tirolesa é uma aposta forte no turismo de aventura, que vem crescendo no Brasil e no mundo todo, e que pode ser uma excelente alternativa para o problema da sazonalidade no turismo.
— Florianópolis, lamentavelmente, é sinônimo de verão. A tirolesa é uma atração para o ano inteiro e, esperamos, seja o destino de turistas também fora de temporada — define.
De acordo com os responsáveis, o público apto a usar o equipamento é bem diversificado. Silva explica que a segurança foi a prioridade do projeto. Segundo ele, para cada item e assunto foram adotadas as normas e protocolos necessários, tanto para os equipamentos de proteção individual, assim como para os equipamentos coletivos e demais necessários.
— Obedecemos à risca o que mandam as normas existentes hoje no Brasil, normas elaboradas e editadas pela ABNT e demais órgãos devidamente competentes. Tudo dentro da lei — ressalta.
:: Serviço
Quando: inauguração nesta quarta-feira.
Horário: das 8h às 19h
Preço promocional de inauguração: R$ 60
Quem pode: pessoas de todas as idades, sendo que os menores de idade somente com autorização dos pais ou responsável. Peso mínimo de 20 quilos e máximo de 120 quilos
Quem não pode: não é recomendado para pessoas que tenham histórico de problemas cardíacos ou relacionados à altura e velocidade. É vetada a participação na tirolesa de gestantes
O que levar: roupa confortável e que não prenda a circulação sanguínea, repelente, boné, protetor solar e água Endereço: Rodovia João Gualberto Soares, 8290, Bairro Rio Vermelho, Florianópolis Contato: (48) 3269-7000 ou www.engenhoecopark.com.br
Fonte: Santa