Os parques
temáticos brasileiros passarão a fazer parte da promoção do Brasil no
exterior. Foi lançado na manhã desta segunda-feira (03/12) o Catálogo
Internacional de Parques Temáticos e Atrações Turísticas no Brasil,
material desenvolvido em conjunto pelo Sistema Integrado de Parques
Temáticos e Atrações Turísticas (Sindepat) e pela Embratur. O evento
aconteceu no Wet’n Wild - parque aquático localizado na cidade de
Itupeva, interior de São Paulo – e contou com as presenças de Alain
Baldacci, presidente do Sindepat, e de Flávio Dino, presidente da
Embratur.
O objetivo do
catálogo, que foi produzido em inglês e espanhol, é servir de apoio para
agências e operadoras de todo o mundo para a comercialização de
ingressos e roteiros que incluem os parques brasileiros. Baldacci
ressaltou a rápida resposta da Embratur a uma antiga demanda do setor.
“Conversamos com o presidente Flávio Dino há pouco mais de um ano sobre
este assunto e hoje o catálogo já é realidade”, comemorou.
Dino reiterou o
compromisso da Embratur com o setor de parques e destacou a importância
dos 18 empreendimentos contemplados no catálogo. “É um segmento que
emprega 7 mil pessoas de forma direta e 50 mil de forma indireta. Esses
parques recebem 10 milhões de visitantes por ano e estamos dando a
devida atenção ao setor”, disse.
O presidente da
Embratur garantiu também a presença deste material nas oito edições do
Go to Brasil previstas para 2013, mas acredita que há espaço para
divulgar os parques brasileiros de uma forma ainda mais intensiva. “O
Sindepat, com o nosso apoio, deverá ter uma agenda própria de eventos,
para que possa apresentar os parques e atrações turísticas do País aos
agentes e operadores estrangeiros”, afirmou.
Baldacci
acredita que os parques temáticos podem ser um grande trunfo na
estratégia de divulgação do Brasil no exterior. Ele explicou que a
proximidade pode trazer um número maior de visitantes de países do
Mercosul. “Não temos a grandiosidade dos parques de Orlando, por
exemplo, mas temos como oferecer diversão e entretenimento de forma
satisfatória para esses turistas”, comentou. “O Brasil não acordou ainda
para este setor, que em outros mercados é de extrema importância para o
Turismo”, finalizou.
Fonte: Mercado & Eventos